Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 26/09/2013 17h03

Quase dez mil clientes ficam ser energia elétrica em Três Lagoas

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Três Lagoas (MS) - Mais de nove mil clientes da Elektro ficaram sem energia elétrica, ontem, em Três Lagoas. A interrupção no fornecimento de energia ocorreu por volta das 9h30 às 11h30, e atingiu os bairros Vila Verde, Santos Dumont,  Santa Luzia, Vila Operária, Santa Rita, Vila Haro, Jardim Eldorado, Maristela, Novo Alvorada e parte do Centro. Antes da falta de energia nessa região, a cidade registrou dois picos de energia por volta as entre às 8h e 8,30h, na sede do grupo RCN de Comunicação localizado na rua Eurydice Chagas Cruz, vários equipamentos sofreram avaria. No bairro Santa Luzia, por exemplo, uma das áreas afetadas foi onde se encontram os  transmissores da  rádio Band FM e de várias emissoras de televisão que atendem a cidade faltou energia elétrica por mais de uma hora.

Comerciantes da rua João Silva, área central, entraram em contato com o Grupo RCN de Comunicação para denunciar a falta de energia.
Segundo informou a empresa, a interrupção de ontem foi ocasionada por defeito em equipamento da rede da Elektro.

“Houve um vazamento na chave de rede. Isso não é comum acontecer, mas sempre ocorre depois de um período muito seco e quente, quando vem a chuva, trinca a porcelana e ocorre o vazamento”, disse o consultor regional da Elektro, Nilton Azambuja.

De acordo com a Elektro, as equipes atuaram prontamente na busca pelo restabelecimento com a maior brevidade possível.

A queda de energia em Três Lagoas, no entanto, tem ocorrido com frequência. A empresa disse que teria que analisar cada situação para se pronunciar com mais detalhes. Contudo, numa análise mais genérica, tendo como base o município como um todo, a Elektro informou que os desligamentos nesse último fim de semana, por exemplo, ocorreram por conta de incidência de fortes chuvas e ventos na região, inclusive com alto número de descargas atmosféricas. Tudo isso, interfere no sistema elétrico, causando assim quedas de energia.

Segundo Azambuja, Três Lagoas é uma cidade grande e é natural que ocorra queda de energia em algum bairro e que as árvores também contribuem muito para esse problema.

APARELHOS

Quanto à queima de aparelhos e equipamentos, a Elektro informou que, para o ressarcimento aos danos, adota os procedimentos exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Conforme a empresa, o cliente pode fazer o comunicado pela central telefônica ou no escritório da Elektro. O prazo máximo para solicitar ressarcimento é de 90 dias corridos a contar da data da ocorrência do dano elétrico no equipamento. 

Após essa solicitação, a Elektro poderá entrar em contato com o cliente para agendar a data da inspeção no equipamento danificado, o que ocorrerá em no máximo dez dias corridos, contados a partir da data do protocolo da solicitação. Quando o equipamento danificado for utilizado para o acondicionamento de alimentos perecíveis ou medicamentos, o prazo de vistoria é de um dia útil.

Ainda segundo a empresa, o cliente será comunicado pela Elektro sobre o parecer da análise efetuada da sua solicitação de ressarcimento, no prazo de até 15 dias corridos, contados a partir da data da vistoria ou, na falta desta, em até 15 dias corridos a partir da data de protocolo da solicitação.

No caso de aprovação, a empresa informou que o cliente deverá providenciar o orçamento dos equipamentos danificados, para comprovar o valor do dano ou da perda solicitada. A Elektro poderá propor conserto, substituição ou indenização, podendo o cliente optar por depósito em conta bancária, ordem de pagamento, crédito na próxima fatura ou cheque nominal, sempre em nome do titular da conta de energia ou pessoa designada pelo cliente, no prazo máximo de 20 vinte dias corridos, contados após o vencimento do prazo de resposta. 

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