Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 27/09/2013 13h20

Rede Feminina de Combate ao Câncer promove “Caminhada Rosa”

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas prepara uma intensa agenda de atividades no próximo mês na cidade voltadas para o evento “Outubro Rosa” alusivas ao combate ao Câncer de mama.
De acordo com a psicóloga da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Tatiane Cristine de Souza Lima, o slogan da Campanha deste ano será “Troque o medo pela coragem” e visa conscientizar a população quanto ao diagnóstico precoce da doença.

O evento “Outubro Rosa” é conhecido internacionalmente e é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do Laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Em Três Lagoas as atividades serão iniciadas com a “Caminhada Rosa” no dia 1º de Outubro. A concentração será em frente à Igreja Matrix a partir das 8h com destino à Praça Senador Ramez Tebet. O evento será aberto ao público e os participantes devem usar uma peça de roupa rosa para representar a luta preventiva e de combate ao Câncer de mama. Também no mesmo dia será coincidida uma caminhada no mesmo local com os idosos do Centro de Convivência dos Idosos, em comemoração ao dia Internacional do Idoso. No local, haverá distribuição de panfletos, atendimento médico, aferição de pressão arterial e ginástica aos participantes.

Já no dia 9 de outubro, as mulheres terão o “Dia de Princesa” na Sede da Rede Feminina. As participantes são pacientes da Rede Feminina de Combate ao Câncer, bem como parentes das pacientes. O público poderá contar com serviços gratuitos de cabeleireiros, estética, fisioterapeuta.

No dia 14, serão ministradas palestras de prevenção ao câncer de mama. Onde serão distribuídos materiais informativos ao público. O evento será a partir das 9h na Sede Feminina de Combate ao Câncer. As palestras serão ministradas por um médico oncologista, com o tema Prevenção do câncer de mama, autoexame e sobre oncologia.

No dia 27 as atividades do Outubro Rosa serão finalizadas com chá beneficente no Recanto da Maçonaria. Ainda será realizado um desfile com as sobreviventes do câncer de mama, pacientes da Rede Feminina.

Já no último da Campanha no dia 28 de outubro serão realizadas visitas domiciliares e atendimentos especificamente às participantes específicas da Rede Feminina com diagnóstico de Câncer de Mama, para atualização de andamento dos tratamentos.

“Vamos trazer para Três Lagoas, a campanha Outubro Rosa com diversas atividades pois 90% do câncer de mama tem chance de cura, se o diagnóstico for feito com antecedência", destaca Tatiane.

Em 2010, 176 mil pessoas morreram por causa do câncer no Brasil. No ano passado, perderam a vida por conta da doença 518 mil pessoas e já neste ano a previsão do Instituto Nacional do Câncer (INCA) são esperados 520 mil casos de câncer no país- 15% dos pacientes diagnosticados com câncer de mama morrem. “O alto número está relacionado ao fato de a doença ser diagnosticada em estágios avançados: 50% dos tumores de mama no Brasil são descobertos nos estágios III e IV”, disse a psicóloga.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) é uma entidade filantrópica que tem por finalidade a luta social contra o combate ao Câncer e foi fundada em Três Lagoas em 1982 por Selvírio de Souza Neto, médico do município.
A sede conta com 240 pacientes e hoje tem 60 mulheres com diagnóstico de câncer de mama e dois homens casos de câncer de mama em homens.

Atualmente a entidade conta com 100 voluntários. A unidade em Três Lagoas surgiu para colaborar com a sede em Campo Grande e se tornou sede do bolsão sul-mato-grossense, atendendo inclusive, outras cidades. “Contamos com 15 pacientes que se curaram e ajudam na entidade como voluntárias no evento “Outubro Rosa”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS