Três Lagoas | Da Redação/Com Assomasul | 09/04/2012 11h42

Três Lagoas Florestal têm início amanhã

Compartilhe:

O diretor-presidente da Eldorado Brasil, José Carlos Grubisich, anunciou nesta quinta-feira (12), em encontro com jornalistas, em Três Lagoas, a data oficial de inauguração da fábrica de celulose que está sendo construída em Três Lagoas. Com 75% das obras civis concluídas, a unidade da Eldorado em Três Lagoas começa a fase de montagem dos conjuntos industriais em outubro e já em novembro inicia a produção de celulose. 

“O primeiro fardo de celulose sai em novembro”, disse Grubisich, que nesta quinta-feira em Três Lagoas se reuniu com empresários de comunicação e jornalistas da imprensa local. Segundo ele, a Eldorado não será ‘uma sanguessuga’, terá compromissos socioambientais e participação em projetos de desenvolvimento, capacitação profissional e área de saúde. ‘Se o funcionário não estiver bem, isso acabará refletindo no desempenho da empresa’, observa. 

Grubisich disse que quando estiver em plena operação, a unidade de Três Lagoas vai gerar em torno de 2 mil a 2.500 empregos diretos e de 8 mil a 10 mil postos de trabalho indiretos. Do grupo de jovens do programa ‘primeiro emprego’ desenvolvido pela empresa, que ofereceu cursos de treinamento e capacitação para 190 pessoas, a Eldorado assegurou que pelo menos 95 serão contratados imediatamente. 

Segundo Grubisich, a fábrica de Três Lagoas, que tem investimento total de R$ 6,2 bilhões, começará com produção de 1,5 milhão de tonelada. A meta de chegar a 5 milhões de toneladas em 2020 é mantida e o fato da obra representar o ‘período mais curto entre a decisão e a operação’ colocará a unidade de Três Lagoas como referência no setor. 

A meta intermediária, em 2017, é iniciar a segunda linha com produção de 3,5 milhões de toneladas. Isso significa capacidade maior, uma vez que a produção estimada nas três linhas projetadas supera a Fibria em suas cinco linhas. O diretor-presidente da Eldorado diz que a atuação da empresa se assenta no tripé competitividade, inovação e sustentabilidade, trabalhando com equipes de alta performance e eficiência. 

A 1ª Feira da Cadeia Produtiva da Indústria de Base Florestal Sustentável da Região de Três Lagoas será realizada de 10 a 13 de abril, no Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza.

A organização do evento espera receber cerca de 10 mil pessoas de diversos setores e segmentos da sociedade. 

Professores, estudantes, comerciantes, profissionais liberais, servidores públicos, comerciários, autônomos, entre outros, devem chegar a um público de 6 mil pessoas. 

Além dos trabalhadores rurais, pecuaristas, extensionistas, pesquisadores, capacitadores, veterinários, agrônomos, agricultores, proprietários de terras, mais 2 mil pessoas. 

Entre profissionais florestais, técnicos, executivos, empresários, investidores, engenheiros, fornecedores, consultores, entre outros, mais 2 mil pessoas. O que chega ao número de 10 mil pessoas como público esperado para a feira 

De acordo com a prefeita Márcia Moura, “esta feira será uma grande oportunidade para que as pessoas ligadas ao setor florestal possam conhecer Três Lagoas e região e também para que a população possa entender o que está acontecendo no município”, comenta. 

A Feira 

O evento, organizado pela Painel Florestal coloca Três Lagoas como referência no setor de celulose. Diversos setores irão participar da feira, como: carvão vegetal, siderurgia, serrarias, celulose e papel, energia, logística, tratamento de madeira, comércio de madeira, painéis, marcenaria, móveis, produtos e serviços sustentáveis e construção civil. Serão 15 estandes, em um total de 22 mil metros quadrados, nos 13 setores já elencados. 

Além da feira com produtos e serviços, haverá palestras e workshops, demonstrações ao vivo, visitas técnicas e rodada de negócios.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS