Agronegócio | Da redação/com AgroDebate | 07/02/2014 15h36

Municípios de MS colheram metade da área de soja

Compartilhe:

Dois municípios da região leste de Mato Grosso do Sul, Costa Rica e Chapadão do Sul, são os que estão com a colheita da safra de soja do ciclo 2013/2014 mais adiantada no estado. Segundo circular técnica do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio sul-mato-grossense (Siga), da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), produtores das duas cidades já colheram cerca de 40% das lavouras da oleaginosa.

No estado, a média de áreas colhidas é de 11%, conforme o Siga, o que representa cerca de 242 mil hectares de um total de 2,2 milhões de hectares cultivados com o grão neste ciclo. A circular técnica aponta que considerando uma produtividade média nessas áreas de 48 sacas por hectare, o volume da oleaginosa colhido até o momento chega a 690 mil toneladas, de uma projeção de 6,1 milhões de toneladas para a safra.

Além de Costa Rica e Chapadão do Sul, o Siga destaca que o trabalho de colheita segue em ritmo mais acelerado em Pedro Gomes, Nova Alvorada do Sul, Itaporã, Aral Moreira e Amambai, com 15% das áreas já colhidas, e mais devagar em Fátima do Sul, Laguna Carapã, Ponta Porã e Vicentina, com percentual de 2% a 5% das lavouras colhidas.

A previsão do presidente da Aprosoja/MS, Maurício Saito, é que o trabalho de colheita seja encerrado em Mato Grosso do Sul em meados do mês de março.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS