Agronegócio | Samira Ayub/Rio Pardo News | 03/02/2014 15h52

Produtores de Ribas do Rio Pardo recebem capacitação sobre sanidade animal

Compartilhe:

Segundo a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul), o Estado é o quarto maior exportador de carne bovina no país. No ano passado, exportou 139 mil toneladas in natura,e para valorizar o mercado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MS), oferece diversas capacitações gratuitas para produtores, como o curso de “Aplicação de medicamentos bovinos”, que começa nesta segunda-feira (3), em Ribas do Rio Pardo.

Os produtores receberão instruções de higiene e considerações sobre doenças como a brucelose, aftosa, raiva e as clostridioses, que são uma série de doenças causadas pela bactéria do gênero, Clostridium, como o tétano, botulismo e carbúnculo sintomático. Já na etapa prática, o instrutor do Senar auxilia os participantes na aplicação dos medicamentos.

No caso da vacinação contra a brucelose, a ação é feita sob a responsabilidade de um médico veterinário, que emitirá a receita e após a vacina e identificação das fêmeas de três a oito meses, emitirá o atestado. “O investimento na prevenção é bem menor do que o gasto com o tratamento das doenças”, avalia Tinoco.

Com duração de 24 horas e dividido em três dias de curso, o produtor aprende a aplicar a medicação no rebanho, seja vacina, vermífugo, anti-inflamatório, entre outros. Além disso, a capacitação ensina métodos de contenção dos bovinos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS