Meio Ambiente | Com Assessoria de Comunicação | 10/08/2016 15h42

Alunos plantam mudas de árvores através de projeto ambiental realizado em escola municipal da Vila Piloto

Compartilhe:

Alunos do primário até o 5º ano da Escola Municipal “Maria de Lourdes Lopes”, no Bairro Vila Piloto, concluíram nesta quarta-feira (10), um projeto interno sobre educação ambiental com o plantio de mais de 40 mudas de árvores. A ação foi desenvolvida pelo pedagogo Leandro Dias Gomes, baseando-se no material “Aprende Brasil” fornecido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), através da Editora Positivo.

Com ajuda de técnicos do Departamento Municipal de Meio Ambiente, ligado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia, de professores, diretores e funcionários, os mais de 540 alunos plantaram as mudas na parte interna e externa da escola.

Conforme o diretor da instituição de ensino, Celso da Silva, esse trabalho tem grande importância pedagógica e social. “Para chegarmos a esse dia, as crianças passaram por um longo processo de aprendizagem, aonde escreveram poesias e frases, que em breve serão pintadas nos muros da escola, além de atividades sobre a importância da educação e preservação ambiental. Com essa ação, conseguiremos atingir bem mais do que apenas os alunos, mas também a comunidade local”, ressaltou.

Segundo o idealizador do projeto, a ideia era um sonho que ele tinha e com a ajuda do material do Programa Aprende Brasil, Departamento de Meio Ambientes e acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que deram todo suporte necessário, através do Programa de Educação Tutorial (PET), foi possível colocá-la em pratica.

“Todos os anos a Semec realiza uma premiação denominada de ‘Professor Destaque’, que assim como o nome diz, vem destacar projetos que fizeram grande diferença no meio escolar. Mas o intuito dessa ação não é apenas ganhar esse reconhecimento, mas também aproveitar o espaço vazio, elevar o espírito de cidadania das crianças e, ainda, melhorar a qualidade de vida da população local. Moro aqui há 24 anos e percebo que muitos ainda não têm uma boa educação ambiental”, explicou o pedagogo.

Das mudas, 15 eram da espécie Ipê Branco, outras 17 de Ipê Lilas, além de 17 Saboneteiras e cinco Palmeiras, todas do Viveiro Municipal. “Temos que ampliar esse sentimento de responsabilidade e educação ambiental. Ter mais árvores plantadas em espaços urbanos colabora para diminuir a temperatura média e colabora na redução da poluição. Sempre estamos à disposição para apoiar projetos desse caráter”, ressaltou Ana Paula Mendes, diretora do Departamento de Meio Ambiente.

Ainda segundo Leandro, será criada uma agenda de responsabilidade, onde cada dia da semana uma classe será responsável em regar e cuidar das mudas que foram plantadas, até que todas estejam autossuficientes para sobreviver.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS