Política | Da Redação/Assessoria | 08/10/2015 09h10

Mandetta propõe Moção de Apoio à Organização Médicos Sem Fronteiras

Compartilhe:

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou, por unanimidade, o requerimento do deputado Mandetta (MS), que propôs Moção de Apoio à Organização Médico Sem Fronteiras, que teve seu hospital bombardeado na cidade de Kunduz, no Afeganistão.

Mandetta condenou o ataque, que matou pelo menos dezenove pessoas, sendo doze funcionários da organização, quatro pacientes adultos e três crianças. Outras trinta e sete pessoas ficaram feridas – entre elas dezenove funcionários.

“O estabelecimento da organização em Kunduz é um centro hospitalar importante na região e estava funcionando além de sua capacidade durante os recentes combates entre o exército e os talibãs, que assumiram o controle da cidade durante vários dias”, destacou.

Nobel - Na Comissão, o parlamentar também teve aprovado outro requerimento que solicita a emissão de Moção de Congratulações à Fundação Nobel, pela concessão do Prêmio Nobel de Medicina a descobertas ligadas a doenças negligenciadas. 

Mandetta parabenizou os ganhadores do prêmio que foi entregue na segunda-feira (5/10), aos cientistas William C. Campbell, irlandês, e Satoshi Omura, japonês, por criarem novas terapias para combater doenças causadas por vermes nematódeos e para YouYou Tu, chinesa, por desenvolver uma nova terapia contra malária.

“Fica aqui o registro e os parabéns a Academia Sueca que coloca doenças negligenciadas para serem premiadas, tanto a de verminose que tanto estrago faz aqui no nosso país como a malária, doença que causa historicamente morte sobre todo mundo.”, informou no plenário.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS