Região | Da redação/com JPTL | 01/10/2013 11h09

Ministro assina cessão de cinco parques para aquicultura no Bolsão

Compartilhe:

Bolsão (MS) - Pescadores da região do Bolsão receberam os certificados de cessão de áreas em cinco parques aquícolas do reservatório de Ilha Solteira (SP). A solenidade de entrega aconteceu na tarde da última sexta-feira, pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. Conforme informações do governo estadual, os pescadores serão acompanhados com assistência técnica e avaliação durante todo o processo de produção e comercialização, uma tributação diferenciada para incentivar a atividade.

A prioridade nesse momento, segundo o governador André Puccinelli, é garantir a incorporação de novas áreas ao sistema de produção regional e a geração de empregos, com previsão de 300 novas vagas. “Num segundo momento, vamos avaliar o comportamento da produção e da comercialização para criar mecanismos tributários de incentivo”, adiantou o governador.

Puccinelli participou da entrega de 61 títulos de outorga dos parques aquícolas de Ilha Solteira, situados no município de Aparecida do Taboado, ao lado do ministro Marcelo Crivella, da Pesca e Aquicultura, em ato realizado na Governadoria, e destacou a parceria com o governo federal em mais um importante empreendimento de apoio ao pequeno e grande produtor.

“Buscamos, inicialmente, agilizar as licenças ambientais de operação dos cultivos de pescado, atendendo ao ministro e aos pescadores, e agora, com a concessão das áreas, é o momento é de produzir peixe com todas as condições favoráveis”, comentou Puccinelli. Ele acrescentou que em conversa com o superintendente do Banco do Brasil, Marco Túlio, este lhe adiantou que a instituição disponibilizou R$ 7 milhões aos pescadores a juros subsidiados para compra dos tanques-rede.

Entre as áreas de cessão, estão as dos Córregos Formoso e Cupim, localizados entre os municípios de Aparecida do Taboado e Paranaíba, em que serão beneficiadas mais de 50 famílias da região do Bolsão.

De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores, José Joaquim Trindade, os pescadores poderão implantar a piscicultura e o contrato de cessão de área será estendido para 20 anos.

Trindade informou que entre as famílias beneficiadas, duas são do município de Selvíria, 10 de Aparecida do Taboado, cinco de São João do Guaporé e 34 de Paranaíba. As famílias também serão beneficiadas com a construção de 50 moradias financiadas pela Caixa Econômica Federal (CEF). A previsão da construção das casas será no início de outubro.

EXPANSÃO

Com esta ação do Governo do Estado e Ministério da Pesca e Aquicultura, serão incorporados 91 hectares de lâmina de água na expansão da atividade aquícola em Mato Grosso do Sul, com previsão de aumento da produção de peixe - hoje de 13 mil toneladas/ano, para 17 mil toneladas/ano. O Ministério liberou 51 concessões de áreas de meio hectare a pequenos aquicultores e 11 a grandes produtores. Pelo contrato, os outorgados tem prazo de seis meses para iniciar a produção.

“O governador André está transformando água em ouro.

Temos uma gratidão ao governador”, disse Crivella ao agradecer a liberação das licenças ambientais expedidas pelo Estado. “Hoje aproveitamos menos de meio por cento do potencial pesqueiro de Ilha Solteira e com o apoio do Estado incorporamos esta riqueza ao patrimônio de Mato Grosso do Sul”, prosseguiu o ministro.

Os parques aquícolas, cujas áreas foram selecionadas e concedidas por meio de licitação – os editais foram lançados no dia 8 de agosto, em Campo Grande, pelo ministro Crivella e o governador Puccinelli - estão localizados nos braços do reservatório de Ilha Solteira, denominados Rio Grande, Córrego Brejo Comprido, Rio do Pântano, Córrego Santa Quitéria e Ribeirão Formoso.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS