Região | Da redação/com Perfil News | 17/05/2014 12h50

Prefeitos de duas cidades do Bolsão recebem Prêmio Sebrae

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Em solenidade realizada na manhã de ontem (16), que contou com a participação de 200 pessoas no Ondara Buffet, na Capital, prefeitos de seis municípios sul-mato-grossenses, incluindo José Robson de Almeida de Aparecida do Taboado e Luiz Felipe de Magalhães, de Chapadão do Sul, receberam os troféus da 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, realizado a cada dois anos.

Além dos prefeitos citados, também saíram vencedores por desenvolverem projetos de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios locais, Maurilio Ferreira Azambuja (Maracaju), Éder Uilson França Lima (Ivinhema), Ricardo Fávaro Neto (Itaquiraí), e Paulo Duarte (Corumbá).

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no MS, Eduardo Riedel, ressaltou a iniciativa de cada um por trabalhar no município ações para o desenvolvimento. "Os pequenos negócios são a massa que gera emprego e renda. Cabe aos prefeitos fomentarem este ambiente, não só criando condições para abertura, mas estimulando o crescimento destas empresas”.

Já Tito Estanqueiro, diretor técnico da instituição, reforçou o papel das parcerias entre os governos e entidades de classe para difundir boas práticas que criam um ambiente positivo a empreendedores individuais, micro e pequenas empresas.

Ele reforçou a importância dos municípios do estado implementarem a Lei Geral, que prevê tratamento diferenciado e favorecido a estas categorias na simplificação e desburocratização. "É necessário que se coloque os pequenos negócios na lista de prioridades, pois até agora 32 cidades das 79 tiraram a lei do papel”.

O PRÊMIO

Concorreram neste ano 31 projetos de 24 municípios, aumento de 40% no número de cidades em relação à última edição; em seis categorias: Melhor Projeto; Compras Governamentais; Desburocratização; Lei Geral Implementada; Novos Projetos; Pequenos Negócios no Campo.

"O proprietário de micro e pequena empresa tem muita dificuldade, principalmente pela burocracia enfrentada. Cabe a nós criarmos mecanismos para facilitar estes processos”, diz Maurilio Azambuja, prefeito de Maracaju, vencedor na categoria ‘Melhor Projeto do Estado’, com um serviço de inspeção simplificado que permite a pequenos produtores rurais regulamentarem de forma ágil suas atividades, sendo assim liberados para comercializar o produto e fornecer à merenda escolar.

Também um dos campeões em 2014, na categoria ‘Novos Projetos’, o prefeito Paulo Duarte de Corumbá frisou a necessidade constante da criação de um ambiente favorável para atrair investimentos à cidade. "Devemos ter coragem de inovar para acabar com o mito de que não compensa se formalizar; pelo contrário, há muitas vantagens”.

Os vencedores concorrem à premiação nacional no dia 3 de junho. A iniciativa conta com o apoio da Assomasul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Fundect, Governo do Estado e UFMS.

VENCEDORES

Categoria: Melhor Projeto do Estado (projetos de alto impacto na economia local e que tenham, como principais beneficiários, os pequenos negócios). Vencedor: Maurilio Ferreira Azambuja - Prefeito de Maracaju Projeto: SIMPAF - Fortalecendo a Agricultura Familiar através da Certificação de Qualidade

Categoria: Compras Governamentais (projetos que ampliaram as compras da prefeitura de pequenos negócios locais). Vencedor: Éder Uilson França Lima - Prefeito de Ivinhema Projeto: Compras Públicas como elemento propulsor do desenvolvimento local

Categoria: Desburocratização (projetos que implantaram estruturas como o atendimento unificado e simplificado para os pequenos negócios, Sala do Empreendedor, prestação de serviços via internet, atendimento especial ao MEI). Vencedor: José Robson Samara Rodrigues de Almeida - Prefeito de Aparecida do Taboado Projeto: Desburocratização

Categoria: Pequenos Negócios no Campo (projetos que beneficiaram, especificamente, os pequenos negócios rurais). Vencedor: Ricardo Fávaro Neto - Prefeito de Itaquiraí Projeto: Gereleite 1 - Fortalecendo o homem do campo

Categoria: Lei Geral Implementada (municípios que alcançarem os melhores indicadores de implementação da Lei Geral). Vencedor: Luiz Felipe Barreto de Magalhães - Prefeito de Chapadão do Sul Projeto: Construindo FelizCidade

Categoria: Novos Projetos (projetos que visam resultados previstos, ações parcialmente realizadas ou a realizar). Vencedor: Paulo Roberto Duarte - Prefeito de Corumbá Projeto: Corumbá Legal – Desburocratização

(*) Com informações de Assessoria de Imprensa Sebrae MS

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS