"/>
Três Lagoas | Da redação/com Perfil News | 30/08/2013 10h35

CRASE " Coração de Mãe" comemora quatro anos em Três Lagoas

Compartilhe:
O CRASE atende atualmente 1,5 mil crianças e adolescentes, de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino O CRASE atende atualmente 1,5 mil crianças e adolescentes, de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino (Foto: Reprodução)

Três Lagoas (MS) - Na última quinta-feira, (29)foi dia de festa no Centro de Referência de Assistência Social e Educacional - CRASE “Coração de Mãe”. Para comemorar os quatro anos de atendimento, professores, alunos e funcionários prepararam várias apresentações culturais que emocionaram os convidados e o público que prestigiou o evento.

Segundo a coordenadora do CRASE, professora Nilce Figueiredo Garcia, para comemorar mais um ano de efetiva atuação, durante o mês de agosto foram realizadas atividades internas com jogos, brincadeiras, acolhidas diárias, produção de textos, confecção de bonecos e o perfil dos alunos, “objetivando maior integração entre os educandos, reafirmando assim, a importância da amizade e do respeito ao outro”, destacou.

Na abertura do evento, Nilce agradeceu à prefeita Marcia Moura, à secretária de Assistência Social, Maria Lucia Firmino, pais, alunos e todos os parceiros e colaboradores que contribuem para o funcionamento do CRASE Coração de Mãe.

“É com alegria que nós estamos aqui mais um ano comemorando nosso quarto aniversário. O CRASE sozinho não existe, ele só existe com a contribuição de todos”, disse.

Em seu discurso, a secretária de Assistência Social ressaltou a importância do trabalho de inclusão social realizado no CRASE “Coração de Mãe” e aproveitou para parabenizar funcionários e alunos pelo quarto aniversário.

“Estou muito feliz em participar desta festa neste ambiente de alegria. Vamos agradecer a Deus por termos um lugar lindo como este, porque muitas pessoas que chegam a Três Lagoas dizem querer um lugar como o CRASE

“Coração de Mãe” em sua cidade”, enfatizou Maria Lucia, destacando o local como referência para muitos municípios do Estado.

Prestigiaram as apresentações culturais coordenadores dos CRAS, CREAS, diretoras e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, diretores das escolas Municipais “Professora Marlene Noronha Gonçalves” e “Professor Ramez Tebet” e toda equipe de professores e servidores do CRASE “Coração de Mãe”.

DEPOIMENTOS

Um dos momentos mais emocionantes da comemoração foi a apresentação de um vídeo com o depoimento de três ex-alunos do CRASE. Em silêncio, as crianças ouviram atentas a experiência vivida durante o tempo em que participaram das atividades do local e também os conselhos que eles deixaram às crianças e adolescentes que frequentam o programa social atualmente.

Durante uma das atividades em 2009, Caroline de Lima citou que, quando saísse do CRASE poderia dizer que o local transformou sua vida. Em depoimento gravado nesse ano, Caroline contou às crianças que estava certa, uma vez que conseguiu um trabalho em um supermercado da Cidade, já foi promovida e atualmente exerce a função de repositora. Sobre a sua experiência enquanto aluna, ela disse que fez muitas amizades e que sempre tem contato com os professores.

“Não ficava em casa, na rua e não tinha acesso às drogas e bebidas. Eu aprendi muita coisa de lá para cá. Passei a fazer mais exercício físico e conhecer músicas que eu quase não tinha acesso. Depois eu comecei a trabalhar no meu primeiro emprego e já fui promovida”, contou.

Como mensagem, Caroline pediu para que as crianças confiem em seus sonhos e projetos de vida. “Eu entrei lá pequena e vocês também irão conseguir um dia, poderão conseguir até mais do que eu”, destacou a ex-aluna do CRASE Coração de Mãe.

Outro depoimento foi o do ex-aluno Cícero, que atualmente trabalha como estoquista e vendedor numa grande loja de artigos para cama, mesa, banho e confecções. Em sua fala, ele destacou a responsabilidade e o compromisso como sendo seus principais ensinamentos enquanto aluno.

“As amizades foram muito boas, conheci pessoas que eu nem imaginava que existiam e que vão ficar para sempre. Saí do CRASE, completei 16 anos e decidi que eu queria arrumar um emprego. Por conta própria, eu procurei muito e consegui graças às aulas de informática que tive no CRASE porque no cargo que estou hoje eu preciso muito do computador. Escutem os professores, eles sabem muito bem o que eles falam”, aconselhou.

Encerrando os depoimentos, Diogo Lopes de Paula também falou da época em que participou das atividades no CRASE e das lições que ele traz consigo até hoje.

Em um vídeo gravado em 2010, Diogo era um dos exemplos dos resultados que o CRASE promove na vida dos alunos. “O que eu estou aprendendo aqui é o que vai me ajudar para a vida inteira”.

Já no depoimento atual, Diogo falou sobre a sua experiência enquanto aluno. “A importância do CRASE para mim foi ocupar meu tempo de manhã, porque eu estudava à tarde e antes a gente matava aula. Quando entrei no CRASE eu não queria ir no começo, mas depois você acostuma e não quer parar de ir mais”, contou.

Como aprendizado, Diogo agradece a todos por terem insistido e participado de sua educação e formação. “Eu era muito indisciplinado, não tinha horário para nada e queria fazer só o que eu queria. Lá eu aprendi que a gente tem que ter horário para tudo e não é do jeito que a gente quer”, confessou. Assim que saiu do CRASE Diogo começou trabalhar como cabeleireiro. “Hoje tenho um salão, cursos e os meus clientes”, contou com orgulho.

TEXTOS

Durante o mês de agosto, as crianças também produziram textos que estão expostos em uma das salas assim como os outros materiais que foram confeccionados durante as aulas.

A coordenadora do CRASE também fez a leitura de alguns trechos dos textos que demonstram o amor e carinho do programa social na vida das crianças. “Nós do CRASE não desistimos de vocês e que esse seja o pensamento da grande maioria que está aqui. Que vocês possam frequentar as atividades até os 18 anos”, destacou Nilce sobre os depoimentos de alguns alunos através da leitura dos textos.

CRASE “CORAÇÃO DE MÃE”

O CRASE “Coração de Mãe” é um Programa Social da Prefeitura de Três Lagoas, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, que disponibiliza toda estrutura para o desenvolvimento das atividades e tem como público alvo crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, de ambos os sexos, de famílias de baixa renda, alunos da rede pública de ensino, atendidos de segunda-feira a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino.

Foi inaugurado em 4 de julho de 2009 na gestão da ex-prefeita e atual vice-governadora, Simone Tebet, iniciando as atividades com os educandos em 3 de agosto do mesmo ano, completando assim quatro anos de atendimento.

Ao assumir a Administração Municipal, a prefeita Marcia Moura continuou dando todo apoio necessário à realização do trabalho através das Secretarias parceiras como Educação e Cultura, Saúde e Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel).

“O maior e mais amplo objetivo do CRASE ‘Coração de Mãe’ é a inclusão social, além de oferecer um espaço alternativo de atendimento socioeducativo e familiar, estimulando a criatividade e o espírito crítico dos educandos visando a construção da sua autonomia, ajudando-os a se tornarem ativos na transformação da sua própria realidade e no desenvolvimento do seu potencial”, explicou Nilce, agradecendo aos pais pela confiança depositada no trabalho, aos educadores, aos funcionários e a gestão da Assistência Social pelo apoio recebido durante os quatro anos.

O CRASE atende atualmente 1,5 mil crianças e adolescentes, de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS