Três Lagoas | Da Redação/Com Jptl | 18/07/2012 12h14

Mais da metade dos imóveis não possuem rede de esgoto

Compartilhe:

Mais da metade dos imóveis de Três Lagoas não dispõe de rede coletora de esgoto. Atualmente, existem 42,8 mil ligações de água na cidade, entretanto, apenas 17 mil de esgoto. Com a conclusão das obras que estão em andamento, haverá um aumento de 6.400 novas ligações na rede coletora de esgoto até o próximo ano, segundo informou o gerente regional da Sanesul de Três Lagoas, Álvaro Ricardo Calábria.

Ele disse que o baixo número de ligações na rede coletora é devido à falta da rede de esgoto em muitos bairros da cidade. Conforme Calábria, em 2007, Três Lagoas tinha apenas 17% de cobertura de rede de esgoto na área urbana. Hoje, a cidade já conta com 55% e, de acordo com ele, após os términos das obras que serão executadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), a meta é de que o município atinja 90% de cobertura de esgotamento sanitário até 2014.

Em alguns casos, o gerente informou que existe a rede na rua, mas o morador não solicita a ligação no sistema. A porcentagem de situações como esta, entretanto, não foi revelada por ele. De acordo com Calábria, ainda existe resistência por parte de algumas pessoas em não querer fazer a ligação, já que analisam apenas o aumento na conta de água. “Assim que implantamos a rede, será feito um trabalho de conscientização sobre a importância de fazer a ligação, mas percebemos que isso é um problema cultural, não apenas de Três Lagoas, mas de outros lugares também”, comentou.

O gerente da Sanesul explicou que a taxa cobrada pelo serviço de esgoto é 50% do valor do consumo cobrado na conta de água. “O usuário sempre pensa no aumento, mas é preciso analisar sob o ângulo da prevenção à saúde e do meio ambiente”, salientou. Apenas onde os imóveis ficam em desnível com a rua, Álvaro informou que não é possível fazer a ligação na rede coletora do esgoto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS