Três Lagoas | Da Redação/Com Jornal do Povo | 26/11/2013 10h35

Operação da PM fecha quatro bares e aborta 310 pessoas em Três Lagoas

Compartilhe:

Quatro estabelecimentos comerciais foram fechados pela Polícia Militar neste domingo em uma nova ação conjunta com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A nova etapa da operação ‘Cidade Tranquila’ teve início na tarde de domingo e se estendeu até o fim da noite de domingo. 

De acordo com o subcomandante da Polícia Militar, major Elcio Almeida, a ação, assim como nas edições anteriores, teve como objetivo coibir o uso de álcool e outras drogas, legais ou não, por adolescentes. 

Quinze policiais militares participaram da ação, que resultou em 310 pessoas abordadase 48 veículos fiscalizados. Ao todo, a equipe ainda fiscalizou dez estabelecimentos situados na área central, sendo quatro deles, fechados pelos policiais. Em um dos pontos, informou o oficial, quatro adolescentes chegaram a ser recolhidos à sede do Conselho Tutelar e entregues, posteriormente, aos responsáveis. Eles estavam em um bar onde era fornecido narguilé. “Esses jovens estavam na mesma mesa em que o equipamento [instrumento para uso do tabaco]”, completou o major. 

A operação também interditou uma sorveteria, também na área central, onde haveria venda de bebidas alcoólicas. “Ao que tudo indica, era para ser uma sorveteria, mas tinha muitos jovens bebendo naquele local”, completou a conselheira tutelar Miriam Monteiro Herrera Hamed, que participou da operação. Uma jovem de 19 anos, que estava gestante e fazendo uso de bebidas alcoólica, foi detida por desacatar um conselheiro tutelar. 

Todos os estabelecimentos interditados pela polícia estavam sem alvará de funcionamento, conforme nota oficial da PM – a operação também contou com a participação de fiscais da prefeitura. 
Além dos estabelecimentos, amaioria concentrada na área central, a operação também se estendeu à Lagoa Maior. No local, porém, não foram encontradas irregularidades, resultado tido como positivo pelo Conselho Tutelar.

“Estamos ‘batendo’ naquele ponto há muito tempo. Todas as nossas operações são voltadas para a Lagoa Maior devido à grande quantidade de adolescentes naquela região, e como já era esperado, estes índices começaram a baixar”, explicou Mirian. 

Conforme o subcomandante da PM, operações em parceria com o Conselho Tutelar e outras instituições de proteção à criança e ao adolescente têm sido frequentes no município há pelo menos três meses. Um adolescente foi detido por porte ilegal de drogas.

FESTA 

Ainda no fim de semana, a Polícia Militar também encerrou uma festa que ocorria nas instalações do antigo Três Lagoas Clube (TLC). A realização do evento chegou ao conhecimento do Conselho Tutelar na noite de sábado, por meio de denúncias anônimas. Entretanto, foi necessária a intervenção da polícia depois que alguns participantes atearam garrafas de cerveja e chutaram o veículo do Conselho Tutelar. Para os conselheiros, os organizadores informaram que a festa seria de aniversário de uma jovem de 18 anos. Entretanto, estavam cobrando entrada e era grande a quantidade de adolescentes bebendo, segundo a conselheira. 

“Horas depois da interdição, o Conselho [Tutelar] foi chamado pelos plantonistas do PA [Pronto Atendimento] para atender a um caso de briga. Cerca de cinco adolescentes foram levados para lá com ferimentos do braço, na cabeça, etc. Possivelmente, provocado por garrafadas”, completou Miriam. Os jovens, queestariam na festa que ocorria no TLC, foram atendidos e receberam alta.

Todos os casos serão encaminhados para o Ministério Público Estadual para análise da Promotoria da Infância e Juventude.

(Tabelinha)
Resultados da operação:
* 310 pessoas abordadas;
* 48 veículos abordados;
* 10 estabelecimentos comerciais vistoriados;
* 04 estabelecimentos comerciais fechados;
* 04 adolescentes detidos e levados para o Conselho Tutelar
* 01 jovem detido por porte de drogas

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS