Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 25/08/2013 16h16

Stênio e Estêvão Congro recebem o Troféu Jovem Empreendedor

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - O publicitário Stênio Congro Neto e o administrador de empresas Estêvão Congro, gestores do Grupo RCN de Comunicação, foram homenageados quinta-feira à noite, em sessão especial da Assembleia Legislativa, com o Troféu Jovem Empreendedor. Outros 23 jovens empresários foram homenageados na sessão, que marcou o encerramento da Semana Estadual do Jovem Empreendedor, que foi instituída em 2010 com o objetivo de estimular e desenvolver o empreendedorismo.

Os dois profissionais três-lagoenses, que estão sendo preparados para a sucessão gerencial do Grupo RCN de Comunicação, presidida pelo empresário, advogado e ex-deputado federal Rosário Congro Neto, foram homenageados em razão de suas atuações bem-sucedidas nos setores de comunicação e propaganda, comércio e serviços.

A indicação para a homenagem foi feita pelo deputado Eduardo Rocha, líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa. “Tanto Estêvão Congro quanto Stênio Congro são jovens empreendedores, que não só se arriscaram em empreender, mas já construíram uma trajetória de sucesso mudando a realidade da região onde atuam e ainda gerando emprego para mais de uma centena de famílias”, destacou o parlamentar.

Estêvão da Silva Neves Congro, 29 anos, graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Negócios de São Paulo, além de diretor Comercial do Grupo RCN, é empresário no ramo de restaurante e setor de serviços. Responsável pela implantação das rádios Cultura FM em Aparecida do Taboado e Paranaíba, Estêvão divide com o irmão Stênio Congro a administração da GM7, de mídia Indoor e Vídeo3, de outdoor, as empresas mais novas do Grupo RCN de Comunicação, que é formado ainda pelas rádios Cultura FM de Três Lagoas e Band FM, Concórdia AM em Campo Grande,TV Concórdia, Jornal do Povo e o site www.jptl.com.br.

Responsável pela gestão operacional do Grupo RCN de Comunicação, Stênio Congro Neto, 31 anos, é o diretor-geral da TV Concórdia. Desde que assumiu enfrenta o desafio de redimensionar a emissora, meta que começa a se concretizar com investimentos programados para o segundo semestre deste ano e 2014. Ele lembra que as etapas a serem vencidas, de agora em diante, são fundamentais.

“O mercado é competitivo, não é fácil. A gente tem que estar se preparando a todo momento, até porque a cobrança por eficiência é constante e quem presta serviço ou oferece algum produto tem que focar na qualidade”, observa Stênio. Para Estêvão, no mundo empresarial, há altos e baixos, mas nota que hoje a economia do Estado e especialmente de Três Lagoas, vive um momento bom para os investidores e para o mercado. Do ponto de vista da gestão, considera que o sucesso é consequência de uma boa equipe, daí a importância da capacitação no tripé gerenciamento, desempenho e produto.

FORMAÇÃO

Além da formação acadêmica, os dois irmãos da família Congro investiram na capacitação pessoal, para melhor entendimento e compreensão do mundo empresarial. Stênio e Estêvão fizeram cursos oferecidos pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa),entre eles,o Empretec, voltado ao desenvolvimento das características e competências individuais do empreendedor com o objetivo de assegurar sua competitividade e permanência no mercado.  Para os jovens gestores do Grupo RCN de Comunicação, a capacitação deve ser contínua para não perder de vista as oportunidades de negócios. “O aperfeiçoamento é iniciativa fundamental em qualquer atividade”.

Stênio Congro acrescenta que com comprometimento, qualidade e eficiência e perseguir metas são os quesitos mais importantes para obter sucesso e enfrentar os riscos naturais da atividade econômica. Além da gestão no Grupo, Stênio se dedica à Associação de Pesca Turística, focado no desenvolvimento da indústria sem chaminé e na sustentabilidade, incorporando fundamentos e princípios socioambientais.

SOLENIDADE

A sessão especial de premiação dos jovens empreendedores, presidida pelo deputado Márcio Fernandes (PTdoB), foi presenciada por um público de mais de 200 pessoas e prestigiada pelo secretário de Articulação, de Desenvolvimento Regional e dos Municípios, Nelson Trad Filho; Ricardo Kuminari, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Renato Paniago, diretor da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande; Danilo Félix dos Santos, presidente da Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários de Mato Grosso Sul (AJE-MS) e Rodrigo Barbosa Paulino. presidente do Conselho Nacional dos Jovens Empreendedores.

Jovens Empreendedores homenageados pela Assembleia Legislativa

Foram homenageados com o troféu Jovem Empreendedor de Mato Grosso do Sul Adiek Souza de Paula, Alfredo Zamlutti Neto, Alexander de Brito Machado, Beatriz Rodrigues Figueiredo, Carlos Thiago Bellin, Caio Duarte Miranda, Caroline Comin, Estêvão da Silva Neves Congro, Erica Estela Almeida de Matos, Gabrielle Lopes, Gildo Cavalieri Neto, João Araújo, João Ricardo Meira Lubas, Kenia Fernandes, Leonardo Lorentz Merjan Soares, Marcio Batista, Marciana Rosa Ramos, Olívia Freire, Paulo Valcanaia, KamilHazini, Rafael Santana, Stênio Congro Neto, Sulivan Vareiro, KamilHazini e Wagner Souza Junior.

Sebrae aponta principais competências e características empreendedoras

De acordo com o Sebrae, o jovem empreendedor, por natureza, tem ânimo e vigor para tocar um negócio. O impulso vem com o momento propício e os estímulos externos, como expansão do mercado, políticas públicas, medidas tributárias e capacitação. A orientação é fundamental para alcançar maior desempenho no planejamento empresarial e na diminuição das chances de fracasso.

o sucesso em qualquer empreendimento está associado a algumas competências, como a percepção sobre as oportunidades de negócios, estabelecimento de metas desafiadoras, melhoria constante da eficiência, aumento do lucro em situações complexas, como satisfazer os clientes fornecendo produtos e serviços de alta qualidade, utilização de múltiplas fontes de informação, desenvolvimento de planos de negócios, tomadas e sustentação de decisões frente às adversidades, cálculo de riscos, aumentodo poder pessoal e adaptação a mudanças rápidas, como reformulação de equipe e mudanças na gestão.

As principais características dos empreendedores são a busca de oportunidades,persistência, comprometimento, qualidade e eficiência, riscoscalculados, estabelecimento de metas, busca de informações, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS