Três Lagoas | Da redação/com JPTL | 12/03/2014 15h33

Três Lagoas recebe primeiras doses da vacina contra o HPV

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - O Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas recebeu no fim da manhã de segunda-feira a primeiras 800 doses da vacina contra o Papiloma Vírus Huma (HPV), que passa a fazer parte do calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde. A meta é imunizar 2076 meninas de 11 a 13 anos, do município.

Na campanha nacional que teve início no dia 10, algumas garotas já procuraram uma das 13 Unidades Básica de Saúde (UBS) de seu bairro, conforme informa a coordenadora do setor, enfermeira Humberta Azambuja.

“No início desta campanha, as meninas estão sendo orientadas, por meio de palestras ministradas nas escolas públicas e particulares, em que estudam. Mas as doses já estão disponíveis nos postos de saúde, basta levarem a carteira de vacinação e seja colocada em dia, caso esteja em atraso alguma vacina”, explica a coordenadora, que disse que nos próximos dias a vacina será disponibilizada nas escolas.

A enfermeira Francielly Garcia Dias, que é coordenadora da ESCS “Miguel Nunes”, conhecidatambém como UBS do bairro Vila Nova, afirma que a coordenadoria do posto de saúde de cada bairro definirá o cronograma de vacinação da sua região.

“Uma equipe da unidade de saúde vai até a escola e vacina as meninas”, cita Francielly, que informa que o ESCS “Miguel Nunes” recebeu 70 doses para esta primeira fase da campanha

O trabalho envolve a parceria entre as secretarias da Saúde e Educação de Três Lagoas.

Na Escola Estadual “Fernando Correa” a direção abriu espaço para as palestras, que foram ministradas na manhã e tarde de segunda-feira, pela enfermeira Jocilene Ramos. “Na palestra as alunas entenderão o que é a doença, o que é o câncer do colo do útero, a forma de contágio, a importância da vacinação, ou seja, elas estão sendo sensibilizadas sobre a importância de tomar a vacina e também tirar as dúvidas”, cita a Jocilene.

Ainda conforme ela, muitas meninas desconheciam a doença e o significado da siga HPV. É ai que entra a importância das palestras como parte da campanha, segundo aponta a palestrante que não poupa as garotas de verem vídeos com imagens de pacientes infectadas, o que gera espanto diante das imagens impactantes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS