Três Lagoas | Da Redação/Com Hoje MS | 24/02/2013 14h46

Abuso sexual cresce 340% em relação ao ano passado em TL

Compartilhe:

O Conselho Tutelar registrou um aumento de 340% nos casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes apenas nos dois primeiros meses deste ano. A informação é do vice-presidente do órgão, Davis Martinelli, que revelou que até ontem foram confirmados 21 casos de abusos sexuais, sendo que, durante todo o ano passado foram confirmados 37 casos.

O número deste ano representa um aumento de quase quatro vezes mais que em 2012, uma vez que a média é de 10,05 casos confirmados por mês em 2013 contra 3,8 no ano passado.

Entretanto, mesmo surpreso com o número de casos, o conselheiro tutelar explica que o aumento também significa que as famílias estão denunciando mais. “Antes, devido ao medo e ao constrangimento, as famílias acabavam ficando em silencio e lidavam com a situação à maneira delas; porém, essa realidade mudou a partir do momento em que elas foram informadas que a denúncia pode ser feita anonimamente sem qualquer tipo de alarde”, explicou Martinelli, ressaltando que depois de feita a denúncia, de imediato uma equipe do Conselho Tutelar averigua a situação, submete a criança ou adolescente a um exame de corpo de delito, registra a ocorrência e encaminha a vítima para o Creas (Centro de Referência Especializada e Assistência Social) onde ela receberá todo o suporte psicológico necessário.
 
PERFIL DOS AUTORES

Martinelli disse que nos anos anteriores (2011 e 2012) os autores das ocorrências eram diretamente ligados à família da vítima, realidade que mudou neste ano. “Notamos que em 2013 a maioria dos autores dos abusos já não era mais tão próxima da família da criança, como em caso de parentesco” disse, revelando que nos casos os autores eram amigos próximos da família, vizinhos e afins.
 PERFIL DO ABUSADO

O conselheiro comentou que nos casos registrados este ano, as crianças vítimas do abuso são meninas entre quatro e 13 anos, de famílias carentes e que muitas vezes acabam sendo abusadas devido ao autor oferecer algo em troca.

MEDIDAS

Para tentar diminuir o quadro alarmante, o Conselho Tutelar tem realizado palestras em escolas e empresas focando a questão da orientação e conscientização.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS