Três Lagoas | Da redação/Com Assessoria | 07/04/2012 16h22

Programa da Fibria leva informação aos alunos

Compartilhe:

Foram iniciadas as atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Fibria em parceria com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas através da Secretaria de Meio Ambiente, com a volta do personagem sapo “Treleco”.

O sapo “Treleco” é um mascote protetor do Meio Ambiente, que orienta os alunos da rede pública, a cuidar e preservar o Meio Ambiente. O personagem do sapo “Treleco” faz parte do PEA Escolas desenvolvido pela unidade da Fibria em Três Lagoas.

O PEA Escolas contempla os municípios de Três Lagoas e Brasilândia, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, e tem como público alvo os estudantes e professores das unidades escolares.

De acordo com a Consultora de Meio Ambiente Industrial da Fibria Lilian Teixeira Carvalho, o projeto está promovendo o desenvolvimento da Educação Ambiental com os estudantes, utilizando a ecopedagogia como ferramenta, construindo uma relação sustentável com o Meio Ambiente, promovendo atividades práticas de acordo com a demanda de cada escola.

O PEA acontecerá nas escolas EMEIF Marlene Noronha (Bairro Hortência), EMEIF General Nelson Custódio (Bairro Santa Luzia), EMEIF Presidente Médicci (Bairro Vila Nova) e EMEIF Flausina de Assunção Marinho (Bairro Santa Rita), em Três Lagoas. E nas escolas EMEIF Paulo Simões Braga, EMEIF Artur Hoffing (Centro), EMEC Mutum (Escola do Campo – Assentamento Mutum) e EMEC Raimundo Pedro de Souza (Escola do Campo – Fazenda Pontal) em Brasilândia.

Conforme Laércio Fradique, da Caravana Ambiental as apresentações do sapo “Treleco”, são sempre lúdicas e didáticas. “O Sapo “Treleco”, pula, canta, dança e se apresenta como o protetor do Meio Ambiente e como super-herói, depois ele convida as crianças a serem amiguinhos dele e preservar o Meio Ambiente, ele fala sobre as coisas erradas que as crianças não podem fazer como jogar lixo no chão, o desperdício de água e alimento, não respeitar os coleguinhas, falta de respeito e de obediência com os pais e professores, não guardar os brinquedos depois de brincar e maltratar plantas e animais, as apresentações são encerradas com a terapia do abraço, todos são convidados a dar um abraço no mascote”, explicou Laércio.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel – Terminal Portuário de Barra do Riacho (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis localizados nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria trabalha com uma base florestal total de 1,080 milhão de hectares, dos quais 405 mil são destinados à conservação ambiental.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS