Região | Da redação/com Assessoria | 14/11/2014 16h11

Municípios do Bolsão reconhecem importância de Três Lagoas

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) - Três Lagoas é o principal polo industrial do Estado de Mato Grosso do Sul, comportando as maiores multinacionais mundiais em produção de celulose e um Distrito Industrial multisetorial que movimenta a economia local e regional.

Com isso, os municípios vizinhos reconhecem a importância da Cidade na liderança do Comitê de Desenvolvimento da Macro Região da Costa Leste do Estado, que teve a sua 10º Reunião na última quarta-feira (12 de novembro) no SEBRAE – MS Costa Leste em Três Lagoas.

Três Lagoas assume uma posição de destaque, pois “é a principal impulsionadora da economia local, regional e do Estado. Com isso, temos a responsabilidade de orientar e auxiliar as Cidades vizinhas, haja vista que o nosso crescimento não pode ser uma ilha, temos que fortalecer a Costa Leste e só vamos conseguir isso trocando experiências, seguindo juntos e explorando o que há de melhor em cada município”, reforçou a prefeita Marcia Moura (PMDB).

“Não se faz nada sozinho. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas, na pessoa do secretário Luciano Dutra, desde o início nos auxiliou muito e tivemos a honra de sermos convidados a participar do Comitê. Trocando experiência com Três Lagoas é possível evitar erros futuros, pois a Cidade está bem à frente de outros municípios”, comentou José Horácio, secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do município de Água Clara.

O secretário de Indústria e Comércio de Selvíria, Jaime de Brito, ressaltou que o desenvolvimento de Três Lagoas trás bons frutos para toda a região. “Aprendemos com as experiências de Três Lagoas, principalmente no setor de fiscalização, pois hoje muitos municípios de menor porte não estão aparelhados para executar esse trabalho e também não se dá a devida importância ao setor”, salientou.

Brito comentou ainda que Marcia Moura foi uma importante chave para a criação e desenvolvimento do Comitê, pois instrumentalizou da melhor maneira para permitir que o Luciano Dutra conseguisse levar em frente as principais ações.

“O que acontece em Três Lagoas reflete no nosso quintal também. A Cidade sempre vai ser privilegiada pela sua importante posição geográfica e as indústrias que detém, mas sabemos que seremos, assim como estamos sendo, muito bem amparados e auxiliados pela sua Administração”, finalizou Brito.

OTIMISMO

O consultor do SEBRAE Nacional, Gustavo Grisa, ressaltou que está impressionado com o nível de organização e mobilização dos setores públicos, em parceria com o Sistema S, em procurar uma forma de se desenvolver de forma sustentável.

“Essa é a primeira região do Brasil, das mais de 40 que passei esse ano, que está otimista para o ano de 2015 e acredito que isso se deva a essa organização e união entre os municípios em uma causa comum”, disse Grisa.

COMITÊ

A criação deste Comitê foi motivada pela identificação da necessidade de maior articulação dos municípios da Região Costa Leste, permitindo discutir e apresentar as boas práticas operacionais, casos de sucesso, ações e partilhando experiências e o Plano de Desenvolvimento Local de cada município.

Três Lagoas, impulsionada pelo desenvolvimento e conhecendo a realidade e velocidade destes investimentos locais e regionais, assumiu a responsabilidade, como cidade centro de região, para motivar a criação deste grupo, inclusive, ocupando provisoriamente a Presidência deste Comitê na pessoa do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra.

São membros participativos deste Comitê os Secretários e Diretores de Desenvolvimento Econômico de cada município da Costa Leste, Associações Comerciais, Sistema S e Agentes de Desenvolvimento.

O grupo engloba as cidades de Água Clara, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS